Sobre o site

Com este site pretendo  expor alguns documentos emitidos pela chamada “comunidade de informações” da ditadura civil militar que tiranizou nosso País de 1964 à 1985, além de outros fundos documentais.

Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem nos arquivos estaduais e arquivo da Delegacia da Polícia Frderal de Foz do Iguaçu, de vasculhar  caixas e pastas AZ, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial. Reconheço que esta busca é tardia, pois no Brasil,ao contrário do Chile, Argentina e Paraguai, os arquivos da repressão estão sendo abertos fora dotempo apropriado. A nossa Lei da Anistia, além de ter permitido a devolução dos direitos civis e políticos aos perseguidos pela ditadura, beneficiou os torturadores e serviu também ao propósito do esquecimento do passado.O resultado desta dubiedade é o fato de que enquanto as vítimas precisam remexer nos arquivos para que histórias sejam reconstruídas, os algozes e seus cúmplices fazem de tudo para que o passado permaneça intacto e possam, assim, terminar em paz os seus dias. Estão normalmente dispostos a pagar aintocabilidade do passado, com o seu próprio esquecimento pela História.

Entendo que os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia. Os relatórios, boletins e ordens de captura, demonstram a expansão do  controle policial exercido pelo Estado Totalitário. Os cidadãos que discordavam do governo ditatorial eram seguidos durante as 24 horas do dia. Geralmente era designado um agente secreto que anotava suas horas de saída e entrada no domicílio, lugares e pessoas a quem frequentava.

Aluízio Palmar

O site documentos revelados é uma produção da

Editora Grampo Ltda

CNPJ: 003.481.088/0001-07

INS. ESTADUAL: Isento

ENDEREÇO: Rua Rui Barbosa, 170

MUNICIPIO: Foz do Iguaçu

CEP: 85 851-170

Editor:  Aluízio Palmar