ATA DA REUNIÃO DA COMUNIDADE DE INFORMAÇÕES DE SANTOS NA SEDE DA RECEITA FEDERAL

Essa é a segunda parte  de um total de Atas das reuniões da chamada Comunidade de Informações de Santos.  Participaram  da reunião, representantes do Exercito (representado na Ata como AD2), Dops, BPM, Receita Federal, Capitania dos Portos e Base Aérea.

Nos tempos da ditadura que se iniciou em 1964, Santos recebeu os apelidos de “Nova Moscou” e “Cidade Vermelha”.  O que não é de se admirar, pois, como cidade portuária e com sindicatos de várias categorias extremamente organizados (em 1963 foram feitas quarenta greves), o Regime Militar seria combatido sem ressalvas.

Já em 1964 foi instalado o Comando de Caça aos Comunistas de Santos – CCCS.  A cidade foi declarada Área de Segurança Nacional, sem autonomia política. Na Ilha Barnabé ficou atracado o navio prisão Raul Soares.  Várias entidades estudantis foram espionadas, como o Colégio Canadá com o Grêmio Estudantil Vicente de Carvalho e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, atualmente a UniSantos. Para uma cidade que sempre lutou pela liberdade, esse foi um grande abalo em suas estruturas, pois a população só pôde eleger seu prefeito vinte anos mais tarde.

 

Compartilhe:

Arquivos para download:

Deixe um comentário

Todos os campos sinalizados (*) são obrigatórios