ATAS DAS REUNIÕES DA COMUNIDADE DE INFORMAÇÕES DA CIDADE DE SANTOS – PARTE 1

Estaremos publicando a partir de hoje, Atas das reuniões da chamada Comunidade de Informações de Santos. São cerca de 30 Atas .Nessas reuniões participavam o Exercito (representado na Ata como AD2), Dops, BPM, Receita Federal, Capitania dos Portos e Base Aérea.

Nos tempos da ditadura que se iniciou em 1964, Santos recebeu os apelidos de “Nova Moscou” e “Cidade Vermelha”.  O que não é de se admirar, pois, como cidade portuária e com sindicatos de várias categorias extremamente organizados (em 1963 foram feitas quarenta greves), o Regime Militar seria combatido sem ressalvas.

Já em 1964 foi instalado o Comando de Caça aos Comunistas de Santos – CCCS.  A cidade foi declarada Área de Segurança Nacional, sem autonomia política. Na Ilha Barnabé ficou atracado o navio prisão Raul Soares.  Várias entidades estudantis foram espionadas, como o Colégio Canadá com o Grêmio Estudantil Vicente de Carvalho e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, atualmente a UniSantos. Para uma cidade que sempre lutou pela liberdade, esse foi um grande abalo em suas estruturas, pois a população só pôde eleger seu prefeito vinte anos mais tarde.

Compartilhe:

Arquivos para download:

Deixe um comentário

Todos os campos sinalizados (*) são obrigatórios