ATENTADOS TERRORISTAS DA EXTREMA DIREITA CONTRA A REDEMOCRATIZAÇÃO

 

O dossiê informa sobre atentados ocorridos no Rio de Janeiro e que também ocorrerão no Estado do Paraná. As ameaças partem da AAB (Aliança Anti-Comunista Brasileira). A AAB é considerada a formação de um grupo radical de direita oriundo de um movimento revolucionário de 1964, inconformados com a tentativa de abertura democrática. O documento traz anexo 18 recortes de jornais do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro que tratam sobre este assunto.

Destacamos explosão de bomba no edifício-sede da Associação Brasileira de Imprensa, protesto contra a violência organizado pela CNBB; ameaça da AAB contra D. Ivo Lorscheiter; atentado ao depósito da Editora Civilização Brasileira no Rio de Janeiro, assumido pela AAB; cerimônia em memória de Vladimir Herzog; emissão de nota por parte do exército declarando repúdio à ação da AAB; sequestro do bispo D. Adriano Hipólito; ameaça de sequestro do cardeal arcebispo de Recife D. Helder Câmara.

Recortes dos jornais Folha de São Paulo, Diário do Paraná, Tribuna do Paraná, Estado de São Paulo, Estado do Paraná, Jornal do Brasil, Gazeta do Povo.

 

Compartilhe:

Arquivos para download:

Deixe um comentário

Todos os campos sinalizados (*) são obrigatórios