RELATÓRIO FIGUEIREDO NA ÍNTEGRA

Relatório Figueiredo

http://pt.scribd.com/doc/142787746/Relatorio-Figueiredo

Depois de 45 anos desaparecido, o Relatório Figueiredo, que apurou matanças de comunidades inteiras, torturas e toda sorte de crueldades praticadas contra indígenas em todo o país — principalmente por latifundiários e funcionários do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI) —, ressurgiu quase intacto em abril de 2013. Supostamente eliminado em um incêndio no Ministério da Agricultura, ele foi encontrado no Museu do Índio, no Rio de Janeiro, com mais de 7 mil páginas preservadas e contendo 29 dos 30 tomos originais.

Entre denúncias de caçadas humanas promovidas com metralhadoras e dinamites atiradas de aviões, inoculações propositais de varíola em povoados isolados e doações de açúcar misturado a estricnina – um veneno –, o texto, redigido pelo então procurador Jader de Figueiredo Correia, deve ser analisado agora pela Comissão da Verdade, que apura violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988.

A investigação, feita em plena ditadura, a pedido do então ministro do Interior, Albuquerque Lima, em 1967, foi o resultado de uma expedição que percorreu mais de 16 mil quilômetros, entrevistou dezenas de agentes do SPI e visitou mais de 130 postos indígenas. Orgão criado em 1910, quando várias frentes de expansão avançavam para o interior do país, o SPI era ligado ao Ministério do Interior e funcionou até 1967, quando foi substituído pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os únicos registros do relatório disponíveis até então eram os presentes em reportagens publicadas na época de sua conclusão, quando houve uma entrevista coletiva no Ministério do Interior, em março de 1968, para detalhar o que fora constatado por Jader e sua equipe.

Compartilhe:

2 comentários

  1. O racismo e o preconceito no Brasil não estão apenas restritos a discriminação de negros ou pobres. Assim como o discurso de repúdio não está limitado a uma simples posição política. Quem realmente se preocupa com seu semelhante tem motivações que transcendem esses limites ideológicos. Passa a ser uma questão de humanidade ou desumanidade.
    A violência contra a população indígena não desperta grandes comoções, as pessoas pensam que índio é um povo selvagem que vive no mato e pronto. A ignorância da maioria do povo brasileiro faz com que nossos índios sejam vistos de maneira pejorativa e preconceituosa. Um grave equívoco e injustiça praticado contra eles. Todo mundo se maravilha com a cultura Maia, Inca e Asteca, mas ignora a riqueza cultural e espiritual dos nossos povos nativos.
    O Brasileiro se choca tanto com massacres ocorridos em países distantes como a Síria, mas não sabe que dentro de sua própria nação atrocidades inimagináveis são praticadas á décadas e décadas contra os povos indígenas. Basta ler o “Relatório Figueiredo” que ficou desaparecido durante muitos anos. Nele estão relatos que deixariam horrorizado até mesmo Muamar Kadafi, Sadan Hussein ou Assad. Armas Químicas ou biológicas? No relatório está demonstrado que para ficar com suas terras fazendeiros misturavam veneno ao açúcar oferecido aos índios ou davam brinquedos contaminados as suas crianças com cepas de doenças como a varíola. Massacres? Segundo o relatório índios eram metralhados e até mesmo aviões lançavam dinamite em suas aldeias para exterminá-los. Torturas? Os índios eram chicoteados em troncos, apanhavam, eram presos, suas mulheres estupradas e seus filhos escravizados. Fraudes? Estima-se que cerca de 1 bilhão de reais em valores atualizados foram desviados das instituições que cuidavam dos índios na época. Além de suas terras terem sido vendidas a empresas de mineração, madeireiras, políticos e grileiros.

  2. francisca silva disse:

    os grandes latifundiarios,os grandes agropecuaristas tem as maos sujas de sangue,muitos indios, e nao indios morreram e ainda morrem, pra terem suas terras ursurpados por fazendeiros que na verdade a grande maioria deles estao na politica e continuam se benefeciando com leis que perdoam suas dividas que sao parceladas em dezenas de anos, enquanto os indios morrem a mingua em barracos ao lado das grandes fazendas que antes eram suas terras, e nunca a justiça devolve as terras para os indios, e isso ja vem acontecendo a dezenas de anos o corrupçao, os conchavos politicos o toma la da ca, mas hoje a imprensa compctua com os corruptos que sempre estiveram no poder, e faz parecer que foi o governo do pt que insttituiu a corrupçao no brasil, e muita gente acredita nisso, agora os velhos corruptos de sempre voltaram o poder e com sede de trazer a escravidao de volta oa brasil tirando todos os direitos dos trabalhadores corremos o risco de nao nos aposentarmos mais enquanto isso eles continuam cada vez com mais regalias roubam roubam e quando a coisa aperta els metem impostos nas nossas costas pra cubrir seus roubos

Deixe um comentário

Todos os campos sinalizados (*) são obrigatórios