Medo da ditadura levou ex-vereador Teixeira e Inaudi Savaris a se afastarem do jornal Nosso Tempo.

Três meses antes de sair a primeira edição do jornal Nosso Tempo, a ditadura já pressionava as pessoas que eu, Adelino e   Juvêncio haviamos feito contato para colaborar com a criação de um jornal para Foz do Iguaçu. A linha editorial estava clara: defender as reivindicações da cidade, principalmente  eleição para prefeito. Na época o prefeito era nomeado, pois os municípios de área de fronteira eram considerados pela ditadura como área de segurança nacional.

O projeto ainda estava no papel quando o então vereador Evandro Teixeira bateu na porta de minha casa com um recado do Centro de Informações do Exército. Era pro meu nome não constar no expediente, caso contrário os militares iam cair em cima dos colaboradores. Eu recuei. Aceitei que meu nome não fosse pro expediente, afinal o mais importante era   viabilizar o jornal.

Mas mesmo assim as pressões continuaram, antes de sair a primeira edição em dezembro de 1980, Inaudi Savaris ficou com medo das ameaças de retaliação e caiu fora do projeto. Pediu “pelo amor de Deus” pra gente tirar o nome dele da lista.

A primeira edição saiu com denúncia de torturas na Delegacia de Polícia de Foz do Iguaçu, depois vieram críticas ao interventor, à ditadura , à Stroessner, entrevistas com comunistas e foi uma debandada. Antes, porém, um dos colaboradores, o Cláudio Rorato  tentou impor a censura. A gente teria que enviar as matérias para o escritório do Álvaro Albuquerque antes que elas fossem publicadas. Não topamos. O jornal  radicalizou em sua linha editorial, os militares vieram pra cima  e daí os “doutores” e empresários, que no início aceitaram nossa proposta de um jornal independente e democráticatico cairam fora, pedindo pra gente tirar  o nome deles do expediente.

Pra bem da verdade e da justiça apenas o – esse é Doutor – Antonio Vanderli Moreira nos acompanhou em nossa luta.

SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇOES

29AGOSTO1983

INFORMAÇÃO 478

TÍTULO INFILTRAÇAO COMUNISTA NA IMPRENSA

 

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO

GABINETE DO MINISTRO

CENTRO DE INFRMAÇÕES DO EXÉRCITO

INFO 780 S/102 – CIE

5º MM/OC

AC/SNI

PB 084/15/AC/80

21OUTUBRO1980 

Compartilhe:

Deixe um comentário

Todos os campos sinalizados (*) são obrigatórios