Cultura DOPS dos Estados Repressão

PEDIDO DE BUSCA ABRE PERSEGUIÇÃO A HOLANDÊS MILITANTE DE MOVIMENTO DE CONTRACULTURA

Pedido de busca número 366/DPPS/RJ, abre perseguição ao holandês German Handerllsbran, acusado de contato com beatniks e usar “barba Fidel”.

Os beatniks foram um movimento contracultural e aparecia como resistência aos modelos impostos pelo capitalismo – embora também não fizessem defesa ao modelo socialista – e, variando entre o desbunde e formas mais politizadas, criticavam de uma maneira geral o autoritarismo e os valores da classe média.
Naquele momento a imaginação estava em alta, o que é claramente identificado em lemas como “A imaginação no poder”, um dos lemas das manifestações na França daquele ano.
No Brasil, o movimento teve inicialmente relação com a música, de grupos como os Novos Baianos, os Mutantes, Gilberto Gil e Caetano Veloso, além do ícone da contracultura Raul Seixas e suas músicas de protestos e de apologia às drogas. Essa influência dos hippies sobre o Tropicalismo gerou discordâncias acerca do real engajamento dos cantores da tropicália com os ideais da contracultura mundial, o fato é que acabaram estabelecendo rivalidades com os representantes da Jovem Guarda e da MPB.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.